quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DE CABO DE ESQUADRA!!!!!!





Pessoalmente tenho uma ideia um pouco diferente do que é um país em crise.

Não é que a causa económica não me faça mossa( e como!!!) . Mas com mais aperto aqui, acerto acolá , medidas mais ou menos justas, a coisa consegue ir ao sítio.
Para mim um país está em crise quando o cidadão comum não se sente protegido, se sente ludibriado e perde a confiança em todo o sistema de justiça, desde a polícia aos tribunais.
Ensinei os meus filhos que, no caso de se perderem, de terem um problema qualquer, num aperto em que se vissem, procurassem o polícia mais próximo e aí estariam seguros. Ensinei-os também a que a justiça podia ser tardia mas que acabava por prevalecer. Os bons seriam ressarcidos e os maus punidos, porque ela, a figura da justiça , estava cega a tudo o que não fosse o apuramento da verdade.
Está bem de ver que falhei completamente na educação dos rapazes!!
Da justiça já há muito que nem é bom falar! Aliás dever-se-ia mudar a figura simbólica para um misto de tartaruga e camaleão. Seria mais adequado. Quando num país se começa a falar ( e a assumir pela observação, que assim é ) de justiça para ricos e justiça para pobres, já não estamos a falar em justiça. Chamemos-lhe o que queiramos . Será tudo isso e até mais. Justiça não é, disso estou certa.
Mas o tema deste meu post é a notícia de hoje, em que se veio a descobrir que os dirigentes da PSP ( Directores Nacionais e adjuntos) mui lesta e inteligentemente, trataram de se auto aumentar por forma a não sentirem na pele ( delicada sem dúvida, pois que alguns deles não devem nunca ter sentido o sol a pique no comando do transito ou estado à chuva num qualquer desastre) o aperto que a todos os funcionários públicos estrangula.
Quando sabemos que a nossa polícia tem que pagar do seu bolso o fardamento , que tem que enfrentar processos e inquéritos quando, no cumprimento do dever, tem o azar de bater com o carro de serviço ou de danificar algum material, não podemos contar com celeridade e grande protecção. Que diabo! São homens e mulheres também!!
Quando ainda por cima têm estes exemplos dos superiores hierárquicos, então aí a sua motivação cai a pique.
O mais engraçado é que a versão oficial é a de que tudo foi feito na mais estrita legalidade. Ora com uma legislação e uma justiça como a nossa que mais parece uma peneira – e larga! – não me admira! Pode ser legal, mas será moral?
Portanto é oficial: Portugal está numa crise profunda!!! De valores, de honestidade, de idealismo, de brio. É o salve-se quem puder! E o mais grave é que são os comandantes ( e os ratos !) os primeiros a abandonarem o navio
Evidentemente que há excepções, mas estas deviam ser a regra e não meros casos pontuais e isolados que se destacam pelo inusitado.
Ou seja inverteram-se os pólos da ética e quando assim é já não há crise: é a hecatombe!

Sem comentários:

Enviar um comentário