sábado, 12 de outubro de 2013
VOLTAR A ÁFRICA: BICHOS E HOMENS
Há um tempo diferente aqui e sem nos apercebermos vamo-nos deixando ir nesse suave torpor que o vento quente embala.
Dou por mim a tentar saber em que dia da semana estou ou qual a hora para logo de seguida concluir que o tempo é tão relativo e tão efémero que de nada interessa!
Em 2010 visitei a Gorongosa na esperança de ver , elo menos um dos big five! Se pudesse escolhar, pensei eu na altura, então ficaria frente a frente com um elefante!
Não é um animal bonito e muito menos elegante, pelo menos no conceito generalizado de elegância ao qual associamos sempre a imagem de leveza.
Mas talvez porque no meu imaginário o elefante é o último dos dinossauros ( ok, ok, já sei que "ah e tal que disparate! Os dinossauros eram tudo menos mamíferos". Imaginário , sim?!!! Pronto, adiante!) era o animal que mais queria ver.
Rumámos ao Kruger, pois!
Sorte de principiante, ou alguém lá em cima que gosta de nós, ou apenas porque sim, vimos os BIG FIVE todos num dia! O primeiro... ei-lo ! Enorme, majestoso, sereno, o elefante olhava-nos com o mesmo desinteresse que dedicamos a um insecto inoportuno. Nem chegávamos a ser intrusos: estávamos ali apenas de passagem. Viajantes dum tempo que ali, no meio do reino dos animais, não fazia qualquer sentido.
Imagino que se os animais falassem uns com os outros como sonhava La Fontaine, a nossa passagem seria motivo de grande galhofa e desdém: uns palermas que focam os olhos até à miopia para conseguirem vislumbrar lá longe uma sombra, um movimento que pode ser tudo ou coisa nenhuma e com isso se contentam.
Têm razão sem dúvida, os intrusos somos nós. Mas como fui feliz neste dia em que , mesmo dentro duma carrinha munida de lente e câmara, pude ter um vislumbre de pura liberdade.
terça-feira, 8 de outubro de 2013
VOLTAR A ÁFRICA : PEDAÇO DE PARAÍSO
O que mais me tem surpreendido neste retorno é a mudança que se operou na face da cidade que ainda ostenta nas avenidas os nomes, o que uma amiga minha com muita graça apelida de " comunistas estrangeiros".
Teve a sua época, fizeram sentido num determinado período. Refletiram até o clima do momento revolucionário de então. Hoje tornam-se incongruentes face a realidades que encarnas uma nova revolução: a do progresso e da modernização.
Se ontem falei do mais básico que incluía um surpreendente supermercado ( quem visitou ou viveu na Maputo de há uns anos sabe bem do que falo!!), hoje o dia premiou-me com um dos mais simpáticos e bem sucedidos spots da cidade.
Perdoem lá o estrangeirismo, mas nenhuma outra palavra me parece abranger este misto de bar, loja e galeria de arte africana, gerida por uma italiana cuja paixão pelas cores e cheiros se reflete em cada canto, em cada pormenor.
Um lugar deveras idílico, ideal para um fim de tarde de fronte para o mar. O tal gin na mão e com os pés à beira do Índico, lembram-se?
É assim que a cidade se vai mudando, tornando-se mais aberta ao mundo, atrevendo-se a lançar-se no cosmopolitismo ainda distante mas que virá. Sem dúvida!!
| DHOW MOÇAMBIQUE - A NÃO PERDER!!! |
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
VOLTAR A ÁFRICA II
Em 2010 comprar algo tão simples como iogurte, leite, detergente , era coisa para implicar uma ida à África do Sul.
Ok , às vezes era apenas um bom pretexto. Mas que digo eu? ! Um óptimo pretexto, porque de facto Maputo carecia de tudo!
Três anos volvidos, os passeios ainda têm buracos e o lixo rodopia com a força do vento que pressagia forte trovoada. Mas decididamente Maputo mudou!!
Um pouco por todo o lado vão surgindo lojas , a cidade começa a movimentar-se e a reinventar-se.
Dois centros comerciais, um enorme supermercado, convivem lado a lado com os vendedores ambulantes de artesanato, fruta, sapatos, amendoim, maçaroca de milho. O melting pot na mais genuína miscelânea de raças, cores, credos, gente!!!!
Fervilhando de juventude ( Moçambique tem uma das mais jovens populações do Mundo) , o futuro embora incerto, longo, arrastado, promete ser risonho.
Mal grado os arautos da desgraça para quem tudo estará sempre mal, mesmo quando as acácias florirem .
domingo, 6 de outubro de 2013
VOLTAR A ÁFRICA I
Não sei se a África me tomou de assalto o imaginário!
A primeira vez não foi suficiente para para que se me colasse à alma como fez com tantos que ainda hoje sonham com planícies imensas, umas verdejantes outras dum castanho que só se encontra ao sul do Equador!
O que sei é que gostei de rever essa cidade que três anos atrás eu previa vir a ser uma das grandes capitais deste imenso continente.
Maputo não correspondeu inteiramente a essa mudança. Está diferente sim, bastante diferente, mas tão longe do fulgor que deve ter tido nos idos de sessenta!!!
Voltei a África e tal como da primeira vez comprometo-me a relatar as minhas impressões de europeia convicta à espera de se apaixonar perdidamente como muitos , por esta terra quente e cheirosa , diferente e misteriosa , que ainda procura o rumo .
Publicarei fotos e pequenas histórias do quotidiano.
Espero que mitiguem a saudade de tantos e espicacem a curiosidade de outros. Daqueles que de África nada sabem !
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
ABRIR A GAIOLA
Esta nossa forma submissa de estar, o nosso conformismo, a
fatalidade com que encaramos todas as vicissitudes da vida, as que nos aparecem
por obra e graça e as outras as que nos impõem à força de leis por mais
déspotas que sejam, sempre me fez espécie!
Que Diabo!! Mas então não fomos nós os intrépidos
conquistadores do mar , os valorosos descobridores de novos mundos ?? Ou a
História é uma patranha e o poeta um louco ou algures perdemos a raça, o
orgulho, a noção de povo, para nos tornarmos nesta massa inerte, “amibal” ,
gelatinosa e fraca.
Ontem, finalmente creio ter deslumbrado, senão a explicação
cabal desta nossa passividade que transforma o fado de canção nacional a estado
de alma e forma de vida.
Fui ver a Gaiola Dourada! Precisava dumas boas gargalhadas e
achei que nada melhor que um filme onde se mistura Paulo Futre com Joaquim de
Almeida.
À nossa maneira todos somos um pouquinho racistas e as
inúmeras historietas dos Champinhis , com os seus carros velozes e ufanos, o seu
português pontilhado com um francês de forte sotaque luso, prometiam-me uma
soirée leve .
Pois bem, enganei-me! Sim, ri com vontade. Sim, os estereótipos
estão lá todos. Sim, o Futre pode bem deixar de lado o mundo do futebol e rumar,
senão a Hollywood pelo menos a Cannes. Sim!...
Mas o filme é bem mais profundo que uma comédia que poderia
até ser afrontosa, sobre os nossos emigrantes. Embora ligeiro não deixa de er a
profundidade suficiente para explicar esta nossa tendência para o “ triste fado”.
O português tem medo de ser feliz! Pior: acha-se indigno da felicidade.
Moldados na cultura judaico-cristã que nos imprimiu no ADN nacional
a noção levada ao extremo da necessidade de “ ganhar o pão com o suor do nosso
rosto”, de “ comer o pão que o Diabo amassou” e ainda de “ gemer e chorar neste vale de lágrimas”, os
portugueses aceitam a sua desdita, os desmandos dos seus governantes, o apertar
do cinto que lhe impõem com a mesma resignação que outrora os escravos davam as
costas ao chicote. Era a lei da vida!
É por isso que medida de austeridade após medida de
austeridade nos vamos adaptando, cada vez mais soturnos , acabrunhados,
expiando um pecado qualquer, certamente primordial porque se perdeu na memória
dos tempos e nos deixou assim : um pálido e frouxo reflexo da grandiosidade que
um dia tivemos.
sexta-feira, 19 de julho de 2013
SALVAÇÃO OU EUTANÁSIA?
Neste circo em que se transformou a nossa vidinha política,
o que mais admiro são os acrobatas. Aqueles que fazem a roda, flik-flak à
frente e atrás, mortais e quejandos e acabam por aterrar sempre de pé ! Estou
em crer que são arraçados de felinos!
Possivelmente hienas, mas felinos ( por amor da santa não me digam que
as hienas são não- sei- o- quê e como tal não podem ser considerados felinos! Pró
que interessa são e acabou-se!).
Entre estes artistas circenses há dois que de facto são de
craveira internacional. Atrevo-me mesmo a dizer de craveira Mundial e do Além!!
São eles o Dr. Portas e o professor Cavaco, mais conhecido por estas bandas
como o Sr. Silva.
Os homens fazem trinta por uma linha, amuam, têm amores e
arrufos, ódios de estimação ( salve Saramago!) e no final escapam ilesos ,
impolutos e não raras vezes ainda conseguem esta proeza de saírem em ombros
pela porta grande!!!
É preciso muita ginástica!
Nas últimas semanas temos assistido a um verdadeiro
campeonato de contorcionismo político.
Começou com o Gaspar e acabou no Silva passando pelo sempre
temperamental Portas.
O primeiro saiu quase de fininho. Podia ter-se estatelado
não fosse o aparecimento de outro acrobata que, com um mortal encarpado,
desviou todas as atenções. Caiu de pé,
como sempre e esteve quase a subir ao pódio.
Eis senão aparece o Professor Cavaco, homem que de
contorcionismo percebe como ninguém , que num golpe de mágica, zás , ripa-lhe
do tapete e lá vai o Portas pelo ar. Ao que se sabe ainda não aterrou pelo que
se desconhece se irá cair novamente em pé ou se é desta que se esborracha de
vez.
Campeão de audiências, Cavaco Silva mais uma vez disse o sim
e o seu contrário, sacudindo a água do capote com a fantástica ideia dum
Governo de Salvação Nacional , seguido de eleições antecipadas. Digam lá se
isto não é dum contorcionismo espantoso? Mais: o dito governo seria composto
pelos partidos do chamado arco governativo e que tinham subscrito o memorando
da Troika. Quer isto dizer que os cidadãos que elegeram os deputados dos
restantes partidos ficam de fora deste esforço de guerra. Pergunto-me se isto é
democracia…
Mas pior um pouco: num belíssimo floreado, o nosso PR
consegue , não só amarrar o PS como ainda colocar todo o ónus da crise nos três
partidos os quais, nas suas doutas palavras, serão julgados pelo povo.
Algumas considerações acerca deste nó górdio:
Primeiro o PS não pode ser o bombeiro de serviço neste caos.
Assinou efectivamente o memorando, mas ao que sei as medidas implementadas por
forma a, mais que cumpri-lo ultrapassá-lo , são da exclusiva responsabilidade
deste governo do qual os Socialistas não fazem parte. Por esta razão e como é
natural, tão pouco estiveram nas diversas conversações das diferentes
avaliações. Na minha terra quem faz a
borrada é quem a limpa.
Segundo se será o povo quem irá soberanamente ( e como
sempre ) julgar os seus governantes para quê esta fantochada^? Afinal as
eleições vão mesmo ocorrer antecipadamente.
O mais curioso é que o Zé Povinho achou esta medida e este
discurso do PR fantásticos. “ Amarrou os partidos todos, ora toma “ . Bem , o “toma”
é uma bela imagem do Bordalo mas acontece que neste caso é feito para nós
mesmos!
Se de facto queria resolver a situação e não empurra-la com
a barriga mais uma vez, o sr. Silva tinha aceite a remodelação governamental (
a tal limpeza da coisa….!) e antecipava as eleições tal como quer. Isso sim,
dava uma hipótese a este governo emendar a mão e depois colocava o veredicto
nas urnas.
Once and again deitou a bomba e pôs-se a andar. Ainda pensei
que fosse novamente para o Pulo do Lobo, mas não, desta vez vá de ir para as
Selvagens em comunhão com a natureza.
Grande acrobata!
Mas isto é inveja de quem, como eu, teve sempre negativa a
Educação Física!
sexta-feira, 12 de julho de 2013
O SENTIDO DA VIDA
Compro por semana dois jornais: O EXPRESSO e o SOL . Dois
semanários portanto e eu trato-os como tal , ou seja levo uma ou mais semana a
lê-los.
Não porque seja lenta mas porque nem sempre me apetece e por
vezes tenho ataques de fúria contra tanta falta de rigor ( jornalístico ou não ),
tanta aldrabice, tanto lodo!
Passados uns dias a coisa acalma e é com outro espírito que
leio e digiro.
As revistas essas ficam durante ainda mais tempo num canto
da mesa do pequeno almoço e cada um lá as vai desfolhando enquanto trinca as
torradas e bebe o chá.
Hoje calhou vir-me ter à mão a TABU de 5 de Julho.
Tenho um pecadilho: gosto muito de todos os Saraivas e
leio-os com imenso prazer , chamem-se José Hermano ou José António. Como dos dois apenas este
último me faz companhia e me pode ainda surpreender ( espero que por muitos e longos anos), fui
direitinha à pág. 72.
O artigo intitulado DEPRESSÃO; SOLIDÃO E ABANDONO , faz um
retrato exacto e colorido da sociedade
portuguesa dos anos sessenta e compara-a com a dos nossos dias, terminando com
um parágrafo que me fez pensar : “ Dir-se-á
que assim sem amarras de família ou religião as pessoas são mais livres. Serão.
Mas pelo que observo , muitas são também mais infelizes- porque se sentem sós e
deixaram de saber o que andam aqui a fazer”.
Ora nem de propósito tinha acabado de assistir ao lançamento
dum livro de Luís Portela – SER ESPIRITUAL : DA EVIDÊNCIA À CIÊNCIA e que está no topo dos livros da minha
cabeceira.
O autor ( que conheci também através duma das revistas dum
destes jornais) tem a coragem de nos falar de algo tão vago e ao mesmo tempo
tão concreto , como seja alma, ou
espirito, ou energia , aquilo que nos torna eternos e unos com o UNO. E que é
isto de UNO? Bem chamemos-lhe o que quisermos: Deus, Alá, Grande Arquitecto…o
TODO para o qual o homem naturalmente tende.
O que andamos aqui a fazer e porque nos sentimos mais do que
sós, desamparados, perdidos, nus?
Fazendo a junção da análise dum e da reflexão do outro
acredito que todos nós fomos feitos para sermos felizes. Estamos nesta Terra ,
neste Mundo para aprendermos a ser e a fazer os outros felizes. A sermos
perfeitos, a contermos as nossas paixões , a desbravarmos o ser imperfeito a
que muitos chamam de pedra bruta.
Acredito nesta coisa da evolução. Não apenas da evolução que
se consegue numa vida mas a evolução que dura o tempo necessário à aprendizagem
de cada um a ser HOMEM, ser humano, irmão de toda a humanidade. Não me parece
que seja objectivo que se consiga numa única vida! Tão pouco sou daqueles que
encaram a reencarnação como uma coisa óptima , um eterno retorno. Acredito nela
mas tomo-a como etapa dum percurso que
será tão mais longo e penoso quanto menor for a capacidade de aprender.
Vou ler o livro e logo vos digo!
P.S. ( nos blogues há P.S.? Olha no meu há. Afinal sou eu
quem manda !) – Pensavam que ia falar do discurso do PR e quejandos, não era?
Nop. Já há muito tempo que não discuto B .D. e muito menos Comics. Quando muito
de Enki Bilal para cima! Bem… com um toquinho de Manara para apimentar a coisa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



