terça-feira, 8 de outubro de 2013

VOLTAR A ÁFRICA : PEDAÇO DE PARAÍSO



O que mais  me tem surpreendido neste retorno é a mudança que se operou na face da cidade que ainda ostenta nas avenidas os nomes, o que uma amiga minha com muita graça apelida de " comunistas estrangeiros".
Teve a sua época, fizeram sentido num determinado período. Refletiram até o clima do momento revolucionário de então. Hoje tornam-se incongruentes face a realidades que encarnas uma nova revolução: a do progresso e da modernização.

Se ontem falei do mais básico que incluía um surpreendente supermercado ( quem visitou ou viveu na Maputo de há uns anos sabe bem do que falo!!), hoje o dia premiou-me com um dos mais simpáticos e bem sucedidos spots da cidade.
Perdoem lá o estrangeirismo, mas nenhuma outra palavra me parece abranger este misto de bar, loja e galeria de arte africana, gerida por uma italiana cuja paixão pelas cores e cheiros se reflete em cada canto, em cada pormenor.
Um lugar deveras idílico, ideal para um fim de tarde de fronte para o mar. O tal gin na mão e com os pés à beira do Índico, lembram-se?

É assim que a cidade se vai mudando, tornando-se mais aberta ao mundo, atrevendo-se a lançar-se no cosmopolitismo ainda distante mas que virá. Sem dúvida!!
DHOW MOÇAMBIQUE - A NÃO PERDER!!!    

 


Sem comentários:

Enviar um comentário