sexta-feira, 19 de julho de 2013

SALVAÇÃO OU EUTANÁSIA?


 
 
Neste circo em que se transformou a nossa vidinha política, o que mais admiro são os acrobatas. Aqueles que fazem a roda, flik-flak à frente e atrás, mortais e quejandos e acabam por aterrar sempre de pé ! Estou em crer que são arraçados de felinos!  Possivelmente hienas, mas felinos ( por amor da santa não me digam que as hienas são não- sei- o- quê e como tal não podem ser considerados felinos! Pró que interessa são e acabou-se!).

Entre estes artistas circenses há dois que de facto são de craveira internacional. Atrevo-me mesmo a dizer de craveira Mundial e do Além!! São eles o Dr. Portas e o professor Cavaco, mais conhecido por estas bandas como o Sr. Silva.

Os homens fazem trinta por uma linha, amuam, têm amores e arrufos, ódios de estimação ( salve Saramago!) e no final escapam ilesos , impolutos e não raras vezes ainda conseguem esta proeza de saírem em ombros pela porta grande!!!

É preciso muita ginástica!

Nas últimas semanas temos assistido a um verdadeiro campeonato de contorcionismo político.

Começou com o Gaspar e acabou no Silva passando pelo sempre temperamental Portas.

O primeiro saiu quase de fininho. Podia ter-se estatelado não fosse o aparecimento de outro acrobata que, com um mortal encarpado, desviou todas as atenções.  Caiu de pé, como sempre e esteve quase a subir ao pódio.

Eis senão aparece o Professor Cavaco, homem que de contorcionismo percebe como ninguém , que num golpe de mágica, zás , ripa-lhe do tapete e lá vai o Portas pelo ar. Ao que se sabe ainda não aterrou pelo que se desconhece se irá cair novamente em pé ou se é desta que se esborracha de vez.

Campeão de audiências, Cavaco Silva mais uma vez disse o sim e o seu contrário, sacudindo a água do capote com a fantástica ideia dum Governo de Salvação Nacional , seguido de eleições antecipadas. Digam lá se isto não é dum contorcionismo espantoso? Mais: o dito governo seria composto pelos partidos do chamado arco governativo e que tinham subscrito o memorando da Troika. Quer isto dizer que os cidadãos que elegeram os deputados dos restantes partidos ficam de fora deste esforço de guerra. Pergunto-me se isto é democracia…

Mas pior um pouco: num belíssimo floreado, o nosso PR consegue , não só amarrar o PS como ainda colocar todo o ónus da crise nos três partidos os quais, nas suas doutas palavras,  serão julgados pelo povo.

Algumas considerações acerca deste nó górdio:

Primeiro o PS não pode ser o bombeiro de serviço neste caos. Assinou efectivamente o memorando, mas ao que sei as medidas implementadas por forma a, mais que cumpri-lo ultrapassá-lo , são da exclusiva responsabilidade deste governo do qual os Socialistas não fazem parte. Por esta razão e como é natural, tão pouco estiveram nas diversas conversações das diferentes avaliações.  Na minha terra quem faz a borrada é quem a limpa.

Segundo se será o povo quem irá soberanamente ( e como sempre ) julgar os seus governantes para quê esta fantochada^? Afinal as eleições vão mesmo ocorrer antecipadamente.

O mais curioso é que o Zé Povinho achou esta medida e este discurso do PR fantásticos. “ Amarrou os partidos todos, ora toma “ . Bem , o “toma” é uma bela imagem do Bordalo mas acontece que neste caso é feito para nós mesmos!

Se de facto queria resolver a situação e não empurra-la com a barriga mais uma vez, o sr. Silva tinha aceite a remodelação governamental ( a tal limpeza da coisa….!) e antecipava as eleições tal como quer. Isso sim, dava uma hipótese a este governo emendar a mão e depois colocava o veredicto nas urnas.

Once and again deitou a bomba e pôs-se a andar. Ainda pensei que fosse novamente para o Pulo do Lobo, mas não, desta vez vá de ir para as Selvagens em  comunhão com a natureza.

Grande acrobata!

Mas isto é inveja de quem, como eu, teve sempre negativa a Educação Física!

Sem comentários:

Enviar um comentário