terça-feira, 4 de junho de 2013

PORTUGUESES DESCONFIANTES






Uma sondagem divulgada hoje pela TSF conclui que os portugueses são um povo desconfiado.
Não confiamos nos políticos, na justiça, nas notícias... nem sequer as Organizações Não Governamentais fogem à onda crescente de desconfiança, embora sejam as únicas instituições às quais damos algum crédito.
O inquérito é feito a diversos países europeus e reflete o estado de pessimismo social de cada povo.
A novidade , embora não seja grande, não me deixa indiferente. Afinal ,para o bem e para o mal, somos o país do " a malta desenrasca-se", do "depois logo se vê" e do "não há-de ser nada !"o que indiciou sempre uma certa leveza com que íamos levando a vida. Agora somos um povo profundamente deprimido ( é notório o aumento de anti-depressivos prescritos ) e sobretudo desconfiado. Desconfiamos do vizinho que nos diz bom dia de forma mais sorridente ( " este gajo quer alguma!" ), das promoções do supermercado ( " isto é só pra malta comprara mais!"), do polícia que nos manda parar devido ao acidente que impede o trânsito ( " querem lá ver que o tipo ainda me multa ?").
De povo sorridente, aberto, bem disposto, solar, estamos a transformar-nos em sisudos rezingões, sempre a espreitarem por cima do ombro à coca de algum ladrão , sem humor e sem confinaça.
Até o sol que era o nosso orgulho e fonte de rendimento, parece ter murchado e deprimido aparece assim a medo, a pedir desculpa, pálido e sem força.
Se isto é o preço de pertencermos à UE, proponho uma retirada imediata!
Antes pobres e sós que trombudos  como os alemães.

Sem comentários:

Enviar um comentário