sexta-feira, 24 de maio de 2013

ESTE PAÍS NÃO É- MESMO! - PARA VELHOS


 
 
 
 
Que este não era um país para velhos já se sabia!

Mas a coisa tem vindo a agravar-se de tal maneira que nem para velhos nem para novos. Este é um país desgovernado no qual não se pode, por muito que se queira, viver com dignidade.

Está claro que um dos grupos mais afectados é o dos idosos.

Já não bastavam as contingências da idade avançada ( e aqui  subscrevo a opinião do Woody Allen , relativamente ao envelhecimento e à morte: sou radicalmente contra!!). Agora o frágil Estado Social que tanto nos custou  a erguer e que foi uma das conquistas de Abril, está em risco de colapsar e, como é já norma, as primeiras baixas são os mais desprotegidos e frágeis.

Se bem que a crise tem facetas positivas: as famílias impedidas de manter os seus idosos em Centros de Dia que, em muitos casos eram estaleiros de morte, resgatam-nos devolvendo-os ao seu meio ambiente,  muitos deles recobram um novo fôlego porque lhes são dadas responsabilidades de acompanhamento de netos e bisnetos. É um resgatar de idosos para a vida activa, o que se não fosse violento era francamente positivo. Acontece que  nem sempre este retorno a casa é-lhes benéfico. Os cuidados necessários acabam por não lhes ser dados, o parco rendimento de que dispõem é canalizado para – quantas vezes!!- a sobrevivência da restante família, etc.

Para agravar a situação fala-se duma taxa inscrita num documento oficial apresentado à Europa e que irá recair sobre os que descontaram uma vida inteira. 

Dizem estes nossos políticos profissionais , que na vida nunca fizeram um corneto a não ser andarem pelas Jotinhas a fazerem carreira de carreiristas!,   que a coisa é só para encher papel e que jamais será aplicada.  Ó senhores, mas há alguém que seja tão ingénuo que acredite nisto???? Então acham que os senhores da Troika e quejandos aceitam um documento e não verificam a sua aplicação?

Infelizmente já estamos habituados à mentira política, à falta de vergonha, ao desrespeito pelas mais elementares normas morais. Mas isto somos nós que nos intitulamos ( ainda por cima com orgulho!!) de termos brandos costumes.  Agora vão lá tentar impingir isso aos credores!! Nunca ouviram falar do “pacta sunt servanda”, não? Ah pois…! É o que dá fazerem-se cursos por equivalência. Fica-se com um canudo que só serve para embrulhar castanhas! Ou para enganar o patego!!!

 

Nota: Para que não digam que eu não ensino nada  cá vai a tradução: os pactos( contratos, tratos , acordos) são para se cumprir!!! Ouviram bem?

Sem comentários:

Enviar um comentário