segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ASSUMIDAMENTE INDIGNADO?

Podemos ter dele imensas opiniões. Podemos gostar ou não da sua forma de ser e de estar. Numa coisa creio estarmos todos em consonância: Mário Soares, do alto dos seus 86 anos (!!) continua a ter o mesmo olhar límpido e o mesmo espírito crítico, que lhe deram o epíteto de “ animal político”.
Independentemente dos erros que lhe possam ser apontados ( e quem poderá com mão certeira , atirar a primeira pedra? No nosso espectro político , nacional e internacional, ninguém!), ficará para a História do País como a figura mais importante do Pós 25 de Abril, tendo estado como protagonista ou co-protagonista em todos os grandes momentos desta nossa história recente.
Com uma lucidez que só encontra par nos antípodas da política, na pessoa do Prof. Adriano Moreira, o Dr. Mário Soares prepara-se para lançar mais um livro que, faz questão de frisar, não é um livro de memórias mas sim uma autobiografia.
Da leitura da sinopse de “ Um Político Assume-se”, que será editado pela Temas&Debates, do Círculo de Leitores e apresentado no próximo dia 30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, prevê-se que o livro venha a ser a pedrada no pantanal em que se tornou esta Europa em geral e o País em particular.
Mário Soares alerta para o facto da democracia se encontrar em perigo e com ela todas as conquistas do Pós 25 de Abril no que respeita ao trabalho, á Saúde, à Educação, à Justiça…
É o que acontece quando partidos de direita tomam o poder.
Não há volta a dar, uma vez que é um princípio básico e ideológico: o ultra liberalismo prevalece e os mercados tornam-se os protagonistas sociais em detrimento da pessoa.
Mais grave ainda é que esta vaga liberal assola e tem vindo a tomar conta de toda a Europa. Não são auspiciosos os próximos tempos.
E quando se decide fazer tábua rasa dum dos marcos mais importantes da nossa História , no seguimento da História Universal – a Implantação da República – que veio estabelecer os princípios da Liberdade , Igualdade e Fraternidade, então está tudo dito!
Um governo que não entende a importância simbólica duma tal data, achando que em prol da austeridade, da produtividade, pode retirar-lhe a importância de feriado, é um governo que, não valoriza o individuo comum, que viu mercê dessa conquista, assegurados os seus direitos como ser humano, que não entende que graças a esse acontecimento é possível a existência de partidos políticos e de eleições livres, não quer saber da História para nada. Um governo assim não tem nem dá futuro a este País.

1 comentário:

  1. O DISCURSO DA LENDA VIVA DA POLITICA PORTUGUESA, MÁRIO SOARES, NÃO PODE SER REDUZIDO,A UMA SIMPLES CRITICA AOS ULTIMOS 4 MESES DE GOVERNO,TENHO ACOMPANHADO O SEU BRILHANTE RACIOCINIO E GRITO QUE ELE VEM LANÇANDO, É QUE A VIDA POLITICA PORTUGUESA,TEM ESTADO CATIVA DE GENTE QUE DA POLITICA QUER APENAS ENRIQUECER, E QUE AÍ NÃO É O LOCAL PRÓPRIO PARA QUE TAL ACONTEÇA---COMO TAL CONCORDO COM ELE AGORA COMO TENHO CONCORDADO NOS ULTIMOS ANOS-----O NOVO CICLO E TALVÊZ MESMO A REFUNDAÇÃO DO PS É UMA INEVITABILIDADE

    ResponderEliminar