terça-feira, 29 de novembro de 2011

ACABOU A REPÚBLICA!






Sempre me custou a crer que o trabalho sob pressão fosse mais eficaz e produtivo do que aquele que se faz por vontade, estímulo, brio e nalguns casos abençoados, por gozo.
Isto mesmo sabendo que eu só trabalho bem sob pressão. Mas é outro tipo de pressão! Pressão interna, de timings, não pressão de chicote e ameaça.
Aliás com dois jovens adultos em casa, há muito que aprendi que a educação musculada dá resultado zero ou mesmo negativo.

Este arrazoado todo para falar do corte dos feriados.
Isto já parece um governo de alta costura muito à semelhança da Fátima Lopes ( que eu adoro mas que aqui me dá um jeitão como exemplo) : é cortes e mais cortes. Um dia destes ficamos todos com as pudendas à mostra e vai ser lindo, vai!

Sobre os feriados religiosos não me vou pronunciar, porque, embora católica, atendendo a que o estado é supostamente laico ainda vai que não vai.
Agora tenham paciência, retirar o 1º de Dezembro e o 5 de Outubro?!!!

O primeiro, muito embora seja um marco na nossa História e como tal tivesse a sua importância, pois que representa não um mas dois momentos : a Restauração da Independência e o reconhecimento papal do reino, ainda… pronto, é como o outro , dou de barato não, mas fecho os olhos.
Mas o 5 de Outubro, desculpem lá não engulo!
A Proclamação da República é o marco histórico que significou a igualdade entre os homens, o direito de cada um poder tomar as rédeas do seu destino ou mesmo do destino do seu país, se para tal os seus pares o indicassem. Significou o poder de participação universal na política, passando esta a ser o que os Gregos designavam, e bem, “ a coisa pública”, possibilitando a escolha através do voto, dos governantes.
A República significa a conquista da liberdade e da igualdade. Foi a República que nos permitiu chegar, bem ou mal, até aqui. Foi a República, caro Dr. Pedro Passos Coelho, que lhe deu a hipótese de poder fazer tábua rasa dum marco histórico, que nem o sr. nem ninguém, pode apagar.
E a propósito: alguém me sabe dizer ( ignorância pura minha, sem dúvida!) porque é que o 10 de Junho é o Dia de Portugal? Que marco simboliza?

A tirar alguns feriados , para supostamente aumentar a produtividade, porque não acabou com a terça feira de Carnaval, por exemplo? Ah não é feriado? É apenas tolerância de ponto! Pois… mas que diferença existe entre os rios correrem para o mar ou a foz de cada rio ser no oceano? Chamemos-lhe tolerância ou feriado. O certo é que o País pára! Então acabe-se com a tolerância e pronto.
Ou será que o Carnaval, por ser o dia da palhaçada assumida, deve manter-se para que alguns se revejam e o tomem como o seu dia?
E já agora poupem-me! Fazer a comemoração do 1º de Dezembro ou do 5 de Outubro no Domingo seguinte é dum ridículo e dum maior desrespeito do que nada fazer . Porque as datas, os momentos , não se repetem! Têm um tempo e uma razão. Tempo e razão que estes senhores desconhecem porque a História pouco ou nada lhes importa na sua visão tecnocrata da sociedade e do Mundo. Mas um país que negue a sua História é um país que não tem futuro.

1 comentário: