domingo, 11 de setembro de 2011

AS PALAVRAS DITAS, DITAM O HOMEM.

Terminou há poucas horas o XVIII Congresso do Partido Socialista e deu-se início ao Novo Ciclo defendido e apresentado pelo seu Secretário Geral António José Seguro e aclamado pelos delegados que não pouparam nos aplausos e nos elogios.

Podem alguns afirmar que as palmas e os elogios saíram das mesmas mãos e das mesmíssimas bocas que aclamaram, quase em apoteose, o anterior Secretário Geral, José Sócrates. Nalguns casos é verdade. Mas a grande maioria que hoje saiu do Parque de Exposições de Braga trazia uma esperança que há muito não via no rosto dos socialistas.

É que hoje ouviram falar, não um simples Secretário Geral, um mero candidato a Primeiro Ministro no longínquo 2015 mas sim um Estadista que ousa falar com palavras claras e ideias precisas sobre Portugal e o Mundo.

Há muito que não se escutavam frases onde termos como “ética”, “corrupção”, “ verdade”, “ clareza” fossem proclamadas tanta vez e fizessem tanto sentido. Pois que se as palavras, como por diversas vezes parafraseando, António José Seguro afirmou, estão gastas, estas pelo contrário, encontravam-se esquecidas, remetidas ao silêncio, quase novas no discurso político.

Falou de compromisso e de honra, afirmando que o Acordo com a Troika assinado pelo anterior Primeiro Ministro, será escrupulosamente assumido, não pactuando com os saltos de bom aluno que este actual governo pretende dar, espezinhando os portugueses por forma a ser bem visto em Bruxelas e sobretudo na Alemanha.

Falou de pessoas e para as pessoas, depois de muito tempo passado a ouvi-las, a falar com elas duma ponta a outra do País.

Não receou AJS lançar de Braga uma palavra de alerta à Europa afirmando sem medo e com todas as letras que é preciso encontrar um caminho sob pena daquela acabar por morrer numa praia de mero pendor económico, já que vem esquecendo as pessoas. Lançou o tema do Federalismo sem receio da palavra, demonstrado assim que tem uma ideia da Europa e ideias para a Europa.

Falou de Portugal e dum sonho.

As palavras ganharam uma nova força, um novo vigor e deixaram de estar gastas.



Sem comentários:

Enviar um comentário